Historias divertidas de uma paulistana que mora em Porto Alegre . Manual prático para forasteiros, assim como eu, não cometerem tantas gafes e pagações de mico.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Você sabe o que é um chinelão?
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Você já fez rancho? E já foi ao Bolicho?
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
VOCE JÁ COMEU TATU?
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Rua da Praia
Em Porto Alegre existem lugares lindos.... deslumbrantes..... existem acontecimentos fantásticos...
O por do sol em Porto Alegre é algo deslumbrante, principalmente se você estiver no Gasômetro.
As ruas são bonitas, o centro da cidade é fantástico, as avenidas são bem planejadas....mas procure no guia da cidade a Rua da Praia..... você simplesmente não achará.....embora, Mário Quintana já tenha falado dela..... e outros tantos escritores e historiadores gaúchos tenham relatado o porque do nome
Pois é..... no meu primeiro dia em porto alegre, havia acabado de chegar à cidade, nunca antes havia estado nesta cidade....meu namorado (na época, hoje marido, aquele santo que me atura ou vice versa.) me convidou para caminhar na Rua da Praia.
Veja bem.... não conhecia a história da cidade, era apenas uma turista que havia aportado na cidade, e aquela criatura galanteadora que hoje atende pelo codinome de marido e já não é tão galanteador, me convidou para caminhar e óbvio namorar na Rua da Praia.
Toda faceira, digo para que espere, pois vou me arrumar.... coloco minha melhor bermudinha, a parte de cima de um biquíni e um chinelinho muito fofo.... (PS. Naquele tempo a lei da gravidade, ainda não fazia parte do meu corpo)
Volto para sala, onde ele pacientemente aguarda e falo.
“- Estou pronta!!!” (Isso com o meu melhor sorriso)
Quando olho, ele está perplexo, de queixo caído me olhando, queria acreditar que havia adorado meu modelito, pensei que devia estar abafando!!!!
Para meu desespero ele questiona...
“- Aonde tu vais assim????”
“- Ué amor..... caminhar contigo na Rua da Praia!!!!”
“- Podes colocar uma calça, camiseta e tênis????”
“Mas nós não íamos caminhar na rua da praia???? “– pergunto eu, desconsolada
“- Nos vamos caminhar na Rua da Praia!!!!! Só que na rua da praia, não tem praia, ela fica no centro da cidade, alias o nome da rua é Andradas!!!!!”
Portanto amigos, quando alguém lhe convidar para caminhar na rua da praia, perguntem antes, tem Praia? Por mais idiota que possa parecer.
Porto Alegre tem rua da praia que não tem praia!!!!!!!
Rua da praia nos dias de hoje
Rua da Praia início do século XX - Museu da UFRGS
Breve História da Rua da Praia
“A Rua da Praia, cujo nome oficial é Rua dos Andradas, é uma das mais tradicionais ruas dePorto Alegre, e também a mais antiga da cidade. A despeito de a denominação oficial ter sido estabelecida desde 1865, o nome antigo ainda persiste na voz popular, e com ele esta rua tem sido celebrada por muitos cronistas e poetas locais.
A Rua da Praia existe desde a fundação da cidade, sendo aquela que corria exatamente à margem do Guaíba defronte ao antigo porto de Viamão, onde primeiro se estabeleceu uma colônia de povoamento na área da futura Porto Alegre. Na Rua da Praia se fundou a primeira igreja da cidade, a hoje desaparecida Capela de São Francisco das Chagas. Em sua extremidade oeste foram desde cedo erguidos os Arsenais da Marinha e os Armazéns Reais, numa época em que as casas da rua ainda eram cobertas de palha. Seu trecho central, onde hoje é a Praça da Alfândega, era a área onde se concentravam os comerciantes, já que ali existia o cais de desembarque, e recebeu seu primeiro calçamento em 1799, por ordem doOuvidor Lourenço José Vieira Souto......
....Com os sucessivos aterros da margem do Guaíba a Rua da Praia afastou-se do litoral, e em meados doséculo XX sua ocupação passara de ponto dos atacadistas para o comércio elegante e local de reunião popular em eventos cívicos, atraindo também inúmeros cafés, confeitarias, cinemas e restaurantes. Por ser o local preferencial para reuniões populares a Rua da Praiatestemunhou eventos violentos, como em 1890, 1915, 1923 e 1954, quando manifestações de cunho político resultaram em diversas mortes. Sua vocação agregadora se mantém até hoje, e o cruzamento da Rua da Praia com a avenida Borges de Medeiros é conhecido como a Esquina Democrática, ponto consagrado de concentração de comícios e manifestações populares de variada natureza.
Esquina Democrática
A Rua da Praia ensejou a criação de um folclore urbano onde ela é o cenário e o protagonista de anedotas e casos pitorescos, e tem servido de inspiração para vários escritores locais. Já em 1852 José Cândido Gomes, nas páginas de O Mercantil, discorria sobre suas peculiaridades. Zeferino Brasil e Aquiles Porto Alegre também o fizeram, e Erico Veríssimo a tomou como cenário para várias cenas em seus romances. Foi o tema principal de um livro deNilo Ruschel, e recentemente os três Anedotários da Rua da Praia, de Renato Maciel Jr., se tornaram sucesso de vendas. Na Rua da Praia se localizam alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana e a Igreja das Dores, e nela também estão situados outros pontos de interesse, como a Galeria Chaves, a Livraria do Globo, oMuseu Hipólito José da Costa, o Museu do Comando Militar do Sul, Rua da Praia Shopping, o Correio do Povo, o Museu do Trabalho, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a antiga Previdência do Sul, e em seu término ocidental faz frente à Usina do Gasômetro. Na atualidade toda a extensão da rua está densamente edificada.”
Rua da Praia - 1909
Cais do Porto - Início do Século XX e Hoje
Fonte: FRANCO, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2006. pp. 29-31.
domingo, 18 de outubro de 2009
VOCÊ SABE O QUE É VIANDA?
Calma amigos, não estou xingando ninguém, mas que seria um bom xingamento, ai isso seria.
Já pensou, você está bravo com alguém e fala:
_ Pegue sua vianda!!!!
Isso causa um grande impacto, para quem não sabe o significado, logo responde
- Eu não sou vianda coisa nenhuma!
Agora imaginem, uma paulistana como eu, entrando num restaurante e pedindo uma quentinha, (para quem não sabe o que é uma quentinha, posso explicar, nome popular dado a uma marmitinha para viagem, aquelas de comida por quilo, de alumínio, que mantém a comida quente, por isso quentinha).
No Rio Grande do Sul, esse nome não existe, e a dona do restaurante simplesmente me respondeu que não tinha.
Argumentei que ela tinha sim, pois estava vendo uma atrás do balcão, perguntei ironicamente, já com a minha mania de perseguição a solta, se havia acabado.
Ela muito espantada, quase agressiva, olhou na direção do meu dedo indicador e começou a rir.
Não sabia o motivo do riso, pois aquela quentinha seria a salvação do meu dia, pois com meus dotes culinários, meu adorável marido estava cansado de comer macarrão instantâneo, ovos fritos e arroz.
E para meu espanto, ela pega a quentinha e exclama:
- Ah guria, isto não é uma quentinha!!!!
E eu sem dar tempo para que ela me negasse, pergunto de bate e pronto:
- O que é isso então????
- Isso é uma vianda, tu queres uma vianda pra levar!
- Que seja.... me veja uma pra viagem!!!!
- Pois quando quiseres uma vianda é só pedir, nós sempre temos e com certeza a comida ficara quentinha......
Portanto, amigos, nunca, mas nunca mesmo peça uma quentinha, pois correras o risco de sair de um restaurante de mãos vazias.
sábado, 17 de outubro de 2009
O que é um Bidê??
Você sabe o significado de bidê?????
Bidê é uma palavra que vem do francês, bidet. Marc-Antoine Jacoud conhecido como o inventor do bidê. Uma invenção francesa do final do século XVII ou no começo do XVIII, embora não se saiba exatamente a data e o inventor. Existem teorias de que seu inventor seja Christophe Des Rosiers.
Criado por marceneiros da Família Real Francesa, para a rainha da França que sentia-se 'suja' por não ter um recipiente para lavar suas partes íntimas. Ela o encomendou aos marceneiros reais, que criaram uma peça em madeira, adaptada ao corpo real. A mais antiga referência escrita de que se tem notícia a respeito do bidê data de 1710. Por volta de 1900, graças à melhoria no sistema de encanamento das cidades, o bidê saiu do quarto e foi para o banheiro.
Em 1960 foi criado o primeiro 'bidê eletrônico', um equipamento acoplado ao vaso sanitário, com regulador e controle automático de emissão de água, para ser usado em banheiros com pouco espaço.
E em qualquer dicionário da língua portuguesa, tem o seguinte significado: Substantivo Masculino, Vaso que se usa no banheiro para higiene intima.
É aquilo que esta no banheiro, usado para higiene íntima, para maioria da população, e eu faço ou fazia parte desta maioria, mas para a população gaucha você seria incapaz de imaginar o que significa????
Quando cheguei ao RS, fui morar num apartamentinho, tipo Kit, muito bonitinho, fiz amigos, dei jantares... Na verdade fiz macarrão instantâneo, ainda não assistia a Ana Maria Braga e nenhum programa culinário e uma grande e primeira amiga gaucha foi dormir em casa.
No outro dia, ela bem bela, se arrumando para ir embora, pede que eu pegue seus brincos no bidê.
Fui até o banheiro, olhei.... Tornei a olhar.... Sai do recinto e comuniquei o fato.
“-Amiga, neste apartamento não tem bidê!!!”
E ela respondeu:
“- Larga mão de ser boba, claro que tem, eu mesma coloquei lá!!!”
Voltei ao banheiro, olhei de novo, abaixei, olhei no vaso sanitário, já pensando.... Será que ela estava bêbada demais e jogou os brincos na privada??? Não.... ela não faria isso por mais bêbada que estivesse.
“- Querida...... fofa..... aqui não tem bidê!!!!!”
Ela me olhou com cara de espanto, para não dizer com cara de “ai que burra”, se postou ao lado da cama, abriu a gaveta do criado mudo e retirou seus brincos....
Parei onde estava.... tudo bem..... praticamente ao lado dela, pois o apartamento era pequeno, e soltei a pérola, que se encontrava presa na garganta....
“mas isso não é um bidê, é um criado mudo!!!!!”
“-Isto é um bidê!!!! Criado mudo, pra que você iria precisar de um criado que não fala – afirmou categoricamente ela....
Portanto, se você estiver no RS, e alguém lhe pedir que pegue algo no bidê, nunca, mas nunca mesmo, vá até o banheiro, olhe primeiro no criado mudo....porém, não me pergunte como se chama o bidê, aquele que se usa para higiene íntima!!!!!.