sábado, 17 de outubro de 2009

Apresentação


Quando vim morar no Rio Grande do Sul, e isso já tem alguns anos, tudo era surpresa e novidade, principalmente o linguajar....Descobri que aqui no RS..... um outro mundo é possível!!!!!!

Os gaúchos são fantásticos, um povo acolhedor, trabalhador, honesto e muito sério....

Não existe meio termo, nada de mais ou menos, ou você é ou não é, você pode ou não, onde a questão que se

impõe é Shakespeariana :

“...ser ou não ser, eis a questão!”

Começa que não existe você!!! È simplesmente tu!!!!

Você é gremista ou colorado, direita ou esquerda, Chimango ou Maragato.

A expressão “Estou em cima do muro”, significa simplesmente que você subiu no muro!!!!!

Para uma paulistana como eu, onde todos os dilemas são possíveis, tudo é muito difícil.... como dizer não sou gremista e nem colorada!!!!! Não sou Maragato e nem Chimango!!!! E só uma questão podia responder firmemente, sou esquerda e não direita (no duplo sentido).

Não podia assistir a jogos do Grêmio, casada que sou com um gremista, pois não sendo gremista,

logo iria “secar” o Grêmio!!!!

Não podia assistir a jogos do Inter, pois, amigos colorados diziam que não sendo uma colorada, e ainda casada com um gremista, iria “secar” o Inter. Cresci no meio de torcedores de futebol, eu sendo a única mulher após a minha mãe, no meio de três homenzarrões, um São Paulino, um Santista e um Palmeirense, porém confesso que nunca vi torcedores tão alucinados como os gaúchos.....

Para Gremista, ser colorada é um grande defeito, quase inaceitável, assim como para um colorado, o fato de ser gremista é pecado inaceitável, agora para os dois, gremista e colorados, não ser uma coisa e nem outra era o significado de simplesmente não existir, você esta no limbo.

Pois é, é difícil ser paulistana no RS!!!! Mas é muito divertido!!!!

Mas, não é só de futebol que falarei, vou falar da singularidade deste povo.... muito legal, por qual eu sou apaixonada (esqueçam o marido).

Alguns podem imaginar a dificuldade de se conviver com pessoas com culturas diferentes, são experiências inimagináveis, e esse é o motivo deste texto, simplesmente relatar e rir destas experiências.

O ministério do bom senso adverte: Não tente descobrir significados de palavras, da raiz das palavras, sinônimos, sobreposições ou qualquer coisa mais ou menos parecidas.... Você não irá se dar bem, palavra de quem tentou....

divirta-se e de boas gargalhadas.

Um comentário: