segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rua da Praia

Caminhar na Rua da Praia

Em Porto Alegre existem lugares lindos.... deslumbrantes..... existem acontecimentos fantásticos...

O por do sol em Porto Alegre é algo deslumbrante, principalmente se você estiver no Gasômetro.

As ruas são bonitas, o centro da cidade é fantástico, as avenidas são bem planejadas....mas procure no guia da cidade a Rua da Praia..... você simplesmente não achará.....embora, Mário Quintana já tenha falado dela..... e outros tantos escritores e historiadores gaúchos tenham relatado o porque do nome

Pois é..... no meu primeiro dia em porto alegre, havia acabado de chegar à cidade, nunca antes havia estado nesta cidade....meu namorado (na época, hoje marido, aquele santo que me atura ou vice versa.) me convidou para caminhar na Rua da Praia.

Veja bem.... não conhecia a história da cidade, era apenas uma turista que havia aportado na cidade, e aquela criatura galanteadora que hoje atende pelo codinome de marido e já não é tão galanteador, me convidou para caminhar e óbvio namorar na Rua da Praia.

Toda faceira, digo para que espere, pois vou me arrumar.... coloco minha melhor bermudinha, a parte de cima de um biquíni e um chinelinho muito fofo.... (PS. Naquele tempo a lei da gravidade, ainda não fazia parte do meu corpo)

Volto para sala, onde ele pacientemente aguarda e falo.

“- Estou pronta!!!” (Isso com o meu melhor sorriso)

Quando olho, ele está perplexo, de queixo caído me olhando, queria acreditar que havia adorado meu modelito, pensei que devia estar abafando!!!!

Para meu desespero ele questiona...

“- Aonde tu vais assim????”

“- Ué amor..... caminhar contigo na Rua da Praia!!!!”

“- Podes colocar uma calça, camiseta e tênis????”

“Mas nós não íamos caminhar na rua da praia???? “– pergunto eu, desconsolada

“- Nos vamos caminhar na Rua da Praia!!!!! Só que na rua da praia, não tem praia, ela fica no centro da cidade, alias o nome da rua é Andradas!!!!!”

Portanto amigos, quando alguém lhe convidar para caminhar na rua da praia, perguntem antes, tem Praia? Por mais idiota que possa parecer.

Porto Alegre tem rua da praia que não tem praia!!!!!!!

Rua da praia nos dias de hoje

Rua da Praia início do século XX - Museu da UFRGS

Breve História da Rua da Praia

A Rua da Praia, cujo nome oficial é Rua dos Andradas, é uma das mais tradicionais ruas dePorto Alegre, e também a mais antiga da cidade. A despeito de a denominação oficial ter sido estabelecida desde 1865, o nome antigo ainda persiste na voz popular, e com ele esta rua tem sido celebrada por muitos cronistas e poetas locais.

A Rua da Praia existe desde a fundação da cidade, sendo aquela que corria exatamente à margem do Guaíba defronte ao antigo porto de Viamão, onde primeiro se estabeleceu uma colônia de povoamento na área da futura Porto Alegre. Na Rua da Praia se fundou a primeira igreja da cidade, a hoje desaparecida Capela de São Francisco das Chagas. Em sua extremidade oeste foram desde cedo erguidos os Arsenais da Marinha e os Armazéns Reais, numa época em que as casas da rua ainda eram cobertas de palha. Seu trecho central, onde hoje é a Praça da Alfândega, era a área onde se concentravam os comerciantes, já que ali existia o cais de desembarque, e recebeu seu primeiro calçamento em 1799, por ordem doOuvidor Lourenço José Vieira Souto......

....Com os sucessivos aterros da margem do Guaíba a Rua da Praia afastou-se do litoral, e em meados doséculo XX sua ocupação passara de ponto dos atacadistas para o comércio elegante e local de reunião popular em eventos cívicos, atraindo também inúmeros cafés, confeitarias, cinemas e restaurantes. Por ser o local preferencial para reuniões populares a Rua da Praiatestemunhou eventos violentos, como em 1890, 1915, 1923 e 1954, quando manifestações de cunho político resultaram em diversas mortes. Sua vocação agregadora se mantém até hoje, e o cruzamento da Rua da Praia com a avenida Borges de Medeiros é conhecido como a Esquina Democrática, ponto consagrado de concentração de comícios e manifestações populares de variada natureza.

Esquina Democrática

A Rua da Praia ensejou a criação de um folclore urbano onde ela é o cenário e o protagonista de anedotas e casos pitorescos, e tem servido de inspiração para vários escritores locais. Já em 1852 José Cândido Gomes, nas páginas de O Mercantil, discorria sobre suas peculiaridades. Zeferino Brasil e Aquiles Porto Alegre também o fizeram, e Erico Veríssimo a tomou como cenário para várias cenas em seus romances. Foi o tema principal de um livro deNilo Ruschel, e recentemente os três Anedotários da Rua da Praia, de Renato Maciel Jr., se tornaram sucesso de vendas. Na Rua da Praia se localizam alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana e a Igreja das Dores, e nela também estão situados outros pontos de interesse, como a Galeria Chaves, a Livraria do Globo, oMuseu Hipólito José da Costa, o Museu do Comando Militar do Sul, Rua da Praia Shopping, o Correio do Povo, o Museu do Trabalho, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a antiga Previdência do Sul, e em seu término ocidental faz frente à Usina do Gasômetro. Na atualidade toda a extensão da rua está densamente edificada.

Rua da Praia - 1909

Cais do Porto - Início do Século XX e Hoje


Fonte: FRANCO, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2006. pp. 29-31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário