quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VOCE JÁ COMEU TATU?

Quando falo em culinária, aqui no Rio Grande do Sul, eu penso logo em coisas divinas, doces maravilhosos, churrascos fantásticos, foras as Cucas (PS: cuca, pão doce alemão, não fique imaginando gírias antigas, como grilo na cuca, estou com a cuca quente), e tudo que pode acompanhar um maravilhoso café colonial (famoso mini almoço), pois bem, nós, lá de cima do mapa, quando pensamos em gaúcho, pensamos no churrasco.
Um maravilhoso e suculento pedaço de carne.


Logo que cheguei em Porto alegre, sempre surgia convites, para o Churrasco, para a cerveja, para o jantar, para o almoço, que na maioria das vezes era churrasco.
Um belo dia, uma amiga surge com um convite inesperado para jantar na casa dela, o que eu prontamente aceitei, afinal em inicio de casório, sem filhos, não estava habituada com a dupla jornada de trabalho e nem com a vida de amélia (aquela que era mulher de verdade....), fui bem bela para a casa dela já me preparando para um belo Churrasco.
Já acomodada no sofá, tomando um bom vinho, (na verdade eu estava preparada para uma
cerveja, afinal, churrasco combina com cerveja e não com vinho) minha boa amiga surge dizendo que preparou uma especialidade dela para o jantar.
TATU RECHEADO.


paro, penso, disfarço e respondo:
- Puxa, eu nunca comi tatu recheado, comento, tentando não magoar os sentimentos da minha
pobre amiga, tão solícita....
na verdade, eu estava tentando não fazer cara de nojo, pois imaginava aquele pobre bichinho, se enrolando todo para se defender daquela cruel mulher que queria mata-lo e rechea-lo.
A vida é dura e triste....para o pobre tatu... evidente que após o primeiro pensamento de pena, me senti como uma predadora, pronta para por as garras no pobre animal.
Já pensando o sabor da carne, se era bom ou não era.....
Embora com um certo receio, pensei, corajosa que sou, vou experimentar, afinal, o prato foi feito em minha homenagem e após umas cinco taças de vinho eu era pura coragem, me sentia pronta para o jantar, conseguia ate rir...

Sentei à mesa, pronta para o sacrifício, quando começou o suspense, aquele suspense sempre colocados por nobres cozinheiras.... primeiro vem a salada....alface, rucula, tomate...... depois o arroz branco é colocado a mesa, feijãozinho, farofinha e voilá....chego a fechar os olhos para não me assustar com a figura do pobre bichinho.....chega o tal tatu recheado....
abro os olhos lentamente, com medo de demonstrar minha angustia, quando me deparo com isso
Para voces, nobres amigos, que um dia virão ao RS, tatu recheado nada mais é que o nosso Lagarto Recheado.... pedaço de carne de gado, recheado com bacon, cenoura, linguiça e outras coisitas mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário